quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Como se deve ensinar matemática?

Essa é uma questão que assombra nós, futuros professores, dessa matéria tão rodeada de preconceitos pelos alunos. Mas existe a fórmula mágica? O jeito certo? De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, professor Hilário Alencar, o único segredo é saber do que se fala, conhecer a matemática para poder transmiti-la.
"O bom professor de matemática é uma pessoa que conhece bem a matéria, que cumpre sua missão, e que investe em sua formação de modo a se manter sempre atualizado. Como em todas as profissões devemos sempre aprimorar o conhecimento e a comunicação. Por isto eu digo que não existe receita. Certamente, quem não sabe matemática e for colocado na posição de professor, fará um péssimo trabalho."
Hilário também fala sobre a "fama" da matemática: "A matemática não é difícil. Pelo contrário, ela é acessível e atraente desde que explicada de forma clara e correta..."
Então, resta a nós, professores, desvendar e despertar o interesse dos alunos.
O resto da entrevista do professor Hilário está disponível no site do Portal do Professor (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/noticias.html?idEdicao=27&idCategoria=8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário